Esprema os frutos em uma panela, acrescente a água e leve ao fogo. Deixe ferver por cerca de 40 minutos.
Deixe esfriar e peneire bem, depois peneire novamente em uma peneira mais fina (esta fase é importante pois diminui o amargo da fruta). Leve ao fogo novamente até que se reduza em até 3 vezes o volume.
Esta receita rende cerca de 1,5 L de geleia, após aberta deve ser armazenada na geladeira.
1 kg de farinha de trigo
20g de fermento biológico
1 colher (de café) de sal
2 xícaras de chá de açúcar
3 ovos
50g de margarina
200ml de leite morno
200ml de água
Misture 1kg de farinha de trigo com o fermento biológico. Em um recipiente separado acrescente o sal, o açúcar, os ovos, a margarina, o leite morno e a água em temperatura ambiente misturando bem, depois adicione a mistura da farinha e fermento a massa e comece a mexer com as mãos acrescentando mais farinha sempre que necessário. Sove bem a massa por aproximadamente 8 minutos. Cubra a massa e a deixe descansar até que dobre de tamanho. Depois de descansar corte a massa em quatro partes e as cilindre ou use o rolo de massa para abri-las, depois de prontas enrole as quatro partes no formato desejado e deixe descansar novamente até dobrar de tamanho e ponha para assar a 100º durante aproximadamente 1 hr e 15 min.
Coloque o guandu verde em uma panela com água, sal e o louro no fogo por aproximadamente 30 min, escorra. Em outra panela acrescente a banha de porco (ou óleo) e refogue a cebola e o alho, quando dourar coloque a carne seca e frite mais um pouco, acrescente os tomates, o guandu e o cheiro verde. Misture bem e sirva com o acompanhamento de sua preferência.
Fazendo a colheita do coentro para a receita, em minha horta!
Eu utilizei o coentro do mato, também conhecido como coentro do norte, chicória do pará, chicória do norte, ou coentro de folhas largas.
Ele é muito utilizado na culinária do Norte do Brasil e também na América Latina, Caribe e Ásia. Tendo o sabor bem parecido com o coentro comum.
Para esta receita utilizei os peixes sardinha e pescadinha fritos, uma receita barata e deliciosa. Nesse período de crise é o que necessitamos, qualidade com preços mais acessíveis. Uma excelente receita para a Semana Santa.
O peixe depois de limpo, no vídeo abaixo eu mostro como realizei a limpeza dos peixes.
Eu servi como acompanhamento do peixe: Arroz com feijão de corda, molho a campanha, pirão e repolho cozido.
O feijão de corda também colhido na minha horta que coloquei no arroz.
Para o Pirão utilizei:
Peixe (pescadinha)
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de azeite de dendê
4 colheres de sopa de farinha de trigo
cebola e alho para o refogado
pimentão picado
tomate picado
Assistam o vídeo com a receita completa abaixo:
Deixe seu like se tiver gostado!! Se inscreva no meu canal para acompanhar mais receitas!!
Deixe por cerca de 6 h os grãos de soja de molho, após este período retire a casca esfregando os grãos. Escorra os grãos e lave-os em água corrente, depois coloque-os em uma panela cobrindo-os com água. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 min. Após os 5 min dê um choque térmico lavando-os com água gelada.
2ª etapa:
Coloque a soja no liquidificador cobrindo com água e bata.
Obs: Provavelmente não será possível bater essa quantidade de grãos de uma vez, então divida em duas partes, cobrindo sempre os grãos com água. Depois de batido leve ao fogo baixo, em uma panela com cerca de 4 litros de água deixe a panela destampada, deixe ferver por cerca de 40 min (ou quando observar que criou-se uma nata), mexendo de vez em quando.
3ª etapa:
Depois de pronto deixe esfriar e peneire com uma peneira bem fininha ou com um pano limpo. Após este passo está pronto o leite que pode ser usado puro ou batido com mel, frutas, ameixa seca preta, essência de baunilha, coco, etc. Coloque o leite na geladeira pois ele azeda com facilidade.
Dica para melhor aproveitamento: Não descarte o resíduo da soja guarde na geladeira (podendo ser congelado) pois com ele poderá ser feito pães, farinha, bife de soja, inhoque, etc. Futuramente divulgarei essas receitas.
Algumas das receitas que poderei divulgar com soja:
Bife de soja
Maionese de soja
Massa básica de pizza com soja
Tofu
Pão de soja
Inhoque com soja
Farelo de soja
Todas as vezes que realizei receitas com a soja foi um sucesso, em termos de saúde e satisfação, pois trabalhei vendendo refeições, e as receitas feitas com soja faziam muito sucesso.
Envie sugestões de receitas que você gostaria de aprender !
Receita de Merengue para cobertura de bolos, rocamboles, suspiro, etc.
Ingredientes:
3 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de claras de ovo
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de raspa de limão ou laranja
O merengue fica delicioso, como eu tenho laranjas lima no meu pomar substitui o limão por laranja lima, ficou ótimo. Os suspiros ficam bem leves e gostosos.
Assistam o vídeo com a receita completa:
Receita do sorvete de goiaba da postagem anterior, uma delícia caseira. O vídeo está no meu canal no youtube, se inscrevam lá e deixem seu like .
Receita prática e deliciosa!
A graviola é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. Nos Andes do Peru, a folha é tradicionalmente usada como chá no tratamento de catarro excessivo.As sementes tem ação anti parasitaria, as raízes e as folhas eram utilizadas para diabetes; no Brasil, tornou-se subespontânea na Amazônia. Prefere climas úmidos e baixa altitude.
Popularmente é conhecida como, araticum de comer, araticum do grande, araticum manso, araticum, jaca, jaca de pobre, coração, coração de rainha, jaca do Pará, jaqueira mole.
1/2 xícara de chá de fubá
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal
4 colheres de sopa de óleo
10g ou 1 colher de sopa de fermento biológico
200 ml de água em temperatura ambiente
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes secos, acrescente o restante e misture com as mãos sovando cerca de 10 min, se observar que a massa está grudenta acrescente mais farinha de trigo. Deixe a massa descansar durante 40 min tampada. Unte uma assadeira com óleo, faça bolinhas com a massa e coloque na assadeira. Coloque novamente a massa para descansar até dobrar de tamanho. Coloque no forno à 180º de 40 a 50 min. E sirva!
Obs.: Para manter a umidade ideal coloque uma assadeira com água no fundo do forno com uma colher de sopa de vinagre na água para não escurecer o alumínio.